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Security Gateway, a JM antecipando as suas necessidades

maio 20, 2020 | Manutenção

Desde 2018 começou-se a implementar o Security Gateway (SGW), modulo de segurança, em alguns veículos, ou seja, devido a vulnerabilidade dos novos sistema dos veículos, decorrentes de conectividade, o SGW foi desenvolvido para manter as redes de comunicação de veículos seguras e proteger os módulos de controle eletrônico contra exposição a possíveis ataques de hackers. 

Veja o relato e como se deu um dos testes:

Eu estava dirigindo 70 km / h na orla do centro de St. Louis quando a façanha começou a acontecer. Embora eu não tivesse tocado o painel, os difusores do ar condicionado no Jeep Cherokee começaram a soprar ar frio na configuração máxima. Em seguida, o rádio mudou para a estação local de hip hop e começou a tocar Skee-lo no volume máximo. Girei o botão de controle para a esquerda e apertei o botão liga / desliga, sem sucesso. Então os limpadores de para-brisa ligaram e o líquido do limpador embaçou o vidro.

O comportamento estranho do jipe ​​não foi totalmente inesperado. Eu vim para St. Louis para participar de uma serie de teste e pesquisas  hackers.  O resultado do trabalho deles foi uma técnica de hackers  que o setor de segurança chama de exploração de dia zero – que pode atingir vários veículos e dar ao invasor controle sem fio, via Internet, o teste  permite que hackers enviem comandos através do sistema de entretenimento do Jeep para suas funções, direção, freios e transmissão no painel, tudo a partir de um computador que pode estar em todo o país.

Para simular melhor a experiência de dirigir um veículo enquanto ele está sendo invadido por uma força virtual invisível, Miller e Valasek, os hackers, se recusaram a me dizer com antecedência quais tipos de ataques eles planejavam fazer em sua casa, a 16 quilômetros a oeste. Em vez disso, eles apenas me garantiram que não fariam nada com risco de vida. Então eles me disseram para dirigir o jipe ​​pela estrada. “Lembre-se, Andy”, Miller disse pelo alto-falante do meu iPhone, pouco antes de eu entrar na rampa da Interestadual 64, “não importa o que aconteça, não entre em pânico.


Enquanto os dois hackers brincavam remotamente com os limpadores de ar-condicionado, rádio e para-brisa, parabenizei-me mentalmente por minha coragem sob pressão. Foi quando eles cortaram a transmissão. Imediatamente meu acelerador parou de funcionar. Enquanto eu pressionava freneticamente o pedal e observava os RPMs subirem, o jipe ​​perdeu metade da velocidade e depois diminuiu a velocidade. Isso ocorreu exatamente quando cheguei a um longo viaduto, sem saída para oferecer uma fuga. O experimento deixou de ser divertido. Nesse ponto, a interestadual entrou em um trecho de subida, de modo que o jipe ​​perdeu mais força.  Segui o conselho e não entrei em pânico. No entanto, deixei de lado qualquer bravura, agarrei meu iPhone com um punho úmido e implorei aos hackers para que parassem. 

Esse foi o relato de uma pessoa que participou dos testes, onde ele confirma sua total vulnerabilidade e impotência diante da situação.

A partir desse testes as montadoras criaram o SGW (Secutiry Gateway), um sistema de segurança que impede que Hackers venha a ter acesso ao veiculo e possam tomar posse do mesmo. Porem esse sistema trouxe uma dificuldade a mais na reparação desse veículos. Para se fazer o reparo desses veículos e necessário que a oficina tenha um cadastro junto a montadora e esteja autorizada a ter acesso ao sistema do veiculo para fazer seu reparo, alem também de  ter equipamento homologado a fazer os ajustes necessários, os quais serão armazenados pela montadora. 

Buscando sempre antecipar as necessidades de nossos clientes a JM ja possui o cadastro registrado e acesso aos primeiros veículos com essa tecnologia no Brasil, alem de um dos  equipamentos homologados, Kts 590 Bosch. 

Para poder apagar códigos de falha, ativar componentes ou funções de ajuste, como redefinição da luz de serviço e outros, é necessário estar registrado ao FCA Group que representa Fiat, Chrysler, Jeep, Alfa, para obter o acesso ao sistema SGW nos veículo. Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Mercedes-Benz são os primeiros veículos  a chegar ao Brasil e os mais comuns desse encontrar com esse sistema de proteção.

Se voce é  proprietário de alguns desses veículos, verifique se a oficina possui esse registro e se ela também possui equipamento homologado, caso contrario, a oficina não terá acesso aos sistema do seu veiculo e não estará apta a prestar uma manutenção segura e dentro das normas exigidas pela montadora.