A oxi-sanitização é a higienização avançada com o uso de um gerador de ozônio. Ela oferece o resultado que nenhuma outra alternativa consegue: neutralizar odores e combater micro-organismos, sem usar produtos químicos, ou seja, a oxi-sanitização de veículos se propõe a remover fungos, ácaros, bactérias e vírus das tubulações e do interior do carro. A proliferação desses micro-organismos, por conta do acúmulo de umidade, causa mau cheiro e eleva o risco de doenças respiratórias.
Mas afinal, como isso é possível? É que o ozônio é capaz de degradar moléculas de odor e micro-organismos de forma definitiva. Por ser um gás, ele consegue penetrar em locais de difícil acesso como estofamentos, bancos, laterais e outros pontos do carro onde outros procedimentos de higienização não alcançam.
Covid-19
Em tempos de coronavírus, o serviço também seria capaz de eliminar diferentes tipos de vírus?
É comprovado cientificamente que o ozônio pode matar diversos micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus, a exemplo dos vírus da poliomielite e do rotavírus, por conta do seu alto poder oxidante. Porém, no que se refere à covid-19, tudo ainda é muito novo. O vírus foi identificado recentemente. Ainda não há comprovação científica de que o ozônio é eficiente no combate ao coronavírus, entretanto, baseado no mecanismo do ozônio contra outros vírus e diversos micro-organismos, como bactérias e fungos, pode-se dizer que é possível e muito provável que também possa matar o causador da covid-19.
Ar-condicionado
A ABRAVA – Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento preocupada com o cenário que tem verificado nos últimos dias, com o aumento exponencial dos casos de infecção de coronavírus (COVID-19) no Brasil e no
mundo, vem esclarecer alguns pontos de relação ao coronavírus, o uso do ar condicionado e a importância da manutenção do sistema de climatização. É fato que, o vírus se propaga pelo ar por meio de gotículas suspensas no ar, e que está
pandemia alterou a rotina de toda a Sociedade, porem diante de cenário de pandemia, a ABRAVA destaca que algumas medidas preventivas podem contribuir para o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.
Quatro itens são determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:
Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;
Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;
Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19.
É de suma importância que ambientes climatizados estejam em condições adequadas para garantia da segurança de todos.
Vale lembrar que a ANVISA – Agência Nacional da Vigilância Sanitária e outros órgãos municipais, governamentais e federais têm emitido informativos a população, e que devem ser seguidos, como o de se manter em isolamento social.
A manutenção e limpeza deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam ambientes em uso ou não, a periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados. Recomenda-se que sejam contratados profissionais habilitados para execução dos serviços.
De acordo com tudo que foi exposto, orientamos aos nossos clientes que a cada 6 meses verifique a necessidade da substituição do filtro de cabine, filtro esse localizado na maioria dos veículos, e tem por função manter o ar dentro da cabine do seu veículo limpo, ou seja, filtrar todo o ar que vem através do sistema de ar condicionado do carro
para evitar a entrada de poluentes, como poeira, pólen, smog e esporos de mofo e que também faça a higienização do interior de seu veiculo, através do do processo de oxi-sanitização, ozônio, que é de fato o método mais eficiente existente.