Dúvidas? ligue: (61) 3245-6434

Como funciona a manutenção dos carros híbridos e elétricos?

maio 20, 2020 | Manutenção

Todo o mundo está de acordo: os sistemas de acionamento elétricos são o futuro do ramo automóvel. Até então, o motor de combustão interna continua a ser um fator essencial até se poder colocar em prática a ideia de uma mobilidade sustentável. Hoje dois modelos de condução elétrica já estão a nossa disposição, os veículos híbridos e os veículos puramente elétricos, como podemos observar na imagem acima. Porém essas tecnologias ainda dependem de alguns fatores para que haja uma popularização, como por exemplo, preço, infraestrutura no país, vida útil, tempo de recarga e autonomia da bateria.

Falaremos agora um pouco sobre cada um desses sistemas:

Híbrido:

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintos. Pois bem nos veículos esse termo, se dá pela utilização em de um motor a combustão, gasolina, álcool ou diesel, em conjunto com um motor elétrico no mesmo veículo. Esse sistema traz como seu principal benefício a diminuição dos gases poluentes e a economia de combustível. Para uma perfeita funcionalidade, ele utiliza um sistema de gerenciamento que traça a melhor estratégia para sua utilização dos sistemas no momento de sua condução, ele pode optar por utilizar somente o motor elétrico, somente o a combustão ou os dois sistemas ao mesmo tempo. Hoje este é o sistema ainda mais utilizado, porque ele não necessariamente depende de uma ligação elétrica (tomada) para fazer a recarga da bateria de alta voltagem que alimenta o motor elétrico, quando o motor a combustão é acionado ele tem a função de empurrar o veículo e também carregar a bateria de alta voltagem, dessa forma ele pode ser utilizado em viagens e com maior liberdade pois não tem necessidade de pontos de recarga. 

Elétricos puros:

Esse são realmente até esse momento o futuro dos veículos,  os puramente elétricos, só utilizam o sistema de motor elétricos, não poluem, pois não despejam gases poluentes na atmosfera  e você nunca mais terá a necessidade de fazer a costumeira para no posto de combustível para abastecer porque não utilizam combustível. Porém esse sistema você já não tem tanta liberdade, para se fazer uma viagem será  necessária pontos de recarga da bateria no caminho e outro fator que pode gerar bastante aborrecimento é o tempo de recarga da bateria, que em alguns casos pode ser de horas, mas engenheiros automotivos trabalham pelo mundo afim de em encontrar algumas solução que tragam maiores autonomias e redução no tempo de recarga a preços acessíveis para que se aja uma popularização desse sistema.

Segurança:

Sobre o item segurança, todos os dois sistema são seguros para seus condutores, mas sua manutenção requer conhecimento e regras de segurança regidas, Por possuir um sistema de bateria ou baterias de alta tensão, seu reparo é extremante perigoso a vida humana,  a oficina deve ter conhecimento dos sistemas  os equipamentos necessários e principalmente conhecer e seguir as normas de segurança. Por isso não tente nunca mexer em um veículo com essas características, sempre que houver uma falha ou chegar a hora da manutenção procura uma oficina capacitada a manutenção desses veículos.